O objetivo deste texto é a explanação e reflexão sobre a inclusão digital principalmente no processo educativo. Como as novas tecnologias podem afetar no ensino-aprendizado? O que é inclusão digital?O que é necessário para ela acontecer? E o Ead, como pode ajudar na inclusão digital a favor da educação? Quais seus pontos positivos e negativos?
A inclusão digital engloba não só as questões tecnológicas, mas também questões políticas, sociais e educativas. A inclusão digital abrange ter acesso a um computador, saber usá-lo e estar interligado a internet. É importante que se use essa ferramenta a favor de si e que sirva de forma positiva para as pessoas. Por isso é tão interessante pensar na inclusão digital no processo educativo, onde se une o útil ao agradável e aumenta as possibilidades de um resultado melhor e mais produtivo. Ter acesso a esse mar de informações que é a internet, nos possibilita um leque muito maior de conhecimento.
Porém o outro lado é a necessidade de uma educação mínima como saber ler e escrever, que a inclusão digital exige e que em muitas realidades isso nem existe ainda. Portanto a inclusão digital é um projeto que engloba todos esses fatores para se tornar completo.
O EaD surgiu justamente como junção da inclusão digital e a educação. O ensino a distancia possibilita que pessoas façam cursos que se não houvesse essa modalidade, talvez nem conseguissem. Assim o aluno tem maior flexibilidade de horário (dentro deste mundo tão corrido que todos nós vivemos), pois o professor e aluno não precisam estar no ambiente ao mesmo tempo. Outro fator é a possibilidade de ter acesso a uma instituição que geograficamente não está perto do aluno. Poder estudar sem sair de casa, enfrentar transito, muitas vezes economizando, e ainda ter a possibilidade de cursar uma instituição que nem tem na sua cidade; são algumas das vantagens da tecnologia a favor da educação.
O EaD também veio como uma forma de revolucionar a forma de estudo, já que incentiva muito mais a iniciativa do aluno em buscar e aprofundar seus conhecimentos. Nesse tipo de ambiente de estudos, a colaboração e a inteligência em grupo são constantemente testados. O aluno é muito mais instigado a refletir e estar sempre participativo nas matérias e conteúdos, diferente dos tradicionais cursos presenciais onde o aluno muitas vezes esta presente de corpo, mas está totalmente passivo referente a aula. Os cursos formais geralmente não estimulam os alunos a pensar, refletir, dialogar, debater, ter iniciativas, trabalhar de forma colaborativa dinâmica e criativa, e o EaD veio como uma saída para isso.
Outro fator é que o aluno do curso a distância já está em contato direto com o computador, que facilita e estimula que o próprio aluno se aprofunde no assunto estudo, pois está com as ferramentas de busca muito próximo. Às vezes um link sugerido faz com que o aluno entre em outro site e outro, e assim o aluno se depara com milhares de informações a seu dispor.
Algumas pessoas têm dificuldades em se adaptar a essa modalidade de ensino e muitas pessoas ainda tem preconceito, mas é inegável o quanto essa área cresce e os benefícios que ela trás. O EaD ainda tem seus pontos negativos e aos poucos suas ferramentas vão sendo mais desenvolvidas e aprimoradas, mas podemos observar que tudo isso é um projeto que pode revolucionar a educação e vem como proposta forte para que essas mudanças sejam positivas para os indivíduos e conseqüentemente para toda a sociedade. A “bola da vez” é proporcionar a inclusão digital e também através da inclusão digital usufruir o que toda essa tecnologia nos oferece, a favor da educação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário